História do Piquenique

Diz-se que o saber deve ser partilhado de geração em geração, mas por vezes é necessário uma mudança inesperada para uma família se unir em torno de uma ideia, uma paixão ou um negócio.

Foi o que aconteceu no caso da marca Piquenique, que surgiu quando a mãe Diamantina ficou desempregada aos 50 anos e decidiu dar toda a sua atenção ao que realmente gostava de fazer: cozinhar. Como a comida tem a particularidade de juntar as pessoas, Diamantina decidiu partilhar a sua comida através de pequenas encomendas para pessoas próximas, amigas e vizinhas. Com o passar dos meses, as encomendas foram aumentando e a vontade de expandir o negócio, veio por acréscimo.

Diamantina sempre teve o apoio de toda a família, inclusive das filhas, no que respeita à divulgação do seu negócio que começava a crescer. Nesta altura, Andreia a sua filha mais velha, que apesar da formação em psicologia sempre teve um enorme fascínio pela cozinha, foi um grande apoio nas primeiras encomendas. Mas foi em 2008 que surgiu a primeira encomenda de cake design, através de uma cliente da mãe. Após aceitar este desafio, Andreia sentiu a necessidade de aperfeiçoar a sua técnica e assim começou a frequentar vários cursos, tais como de pastelaria, modelagem, expressões faciais, entre muitos outros. Hoje está totalmente responsável pela confecção e decoração de todos os doces, onde a importância da estética e apresentação final é tão importante como o sabor e qualidade dos produtos.

Nesta altura a Eduarda, a filha mais nova, apesar de viver numa cidade diferente, já ia contribuindo na divulgação do negócio. A sua formação em fotografia e cinema, foi uma ajuda para fazer crescer este projecto. Assim, sempre que possível, fotografava os produtos, tratava da divulgação e gestão das redes sociais. Em 2011, já a viver no Porto, surgiu a oportunidade de abrirem o primeiro espaço, e a Eduarda decidiu dedicar-se a 100% ao projeto. Hoje é responsável pela imagem e divulgação da marca, bem como pela gestão de eventos e contacto com o público.
Em 2014 o Piquenique abriu a sua segunda loja, na baixa do Porto. Mas foi em 2018 que perceberam a necessidade de focar o projecto e dedicar-se ao que realmente mais amam fazer: bolos e festas. Hoje a família Piquenique dedica-se exclusivamente às encomendas online, organizam eventos e caterings para empresas, familiares, amigos, festas, cake design e claro, piqueniques com tudo a que têm direito, desde manta, almofadas e cestas de palha.
O saber não poderia ter sido partilhado de melhor forma.